Simulacro de Incêndio e Derrame

Lusical • 31/05/2022

Realizou-se no passado dia 6 de Maio um exercício de simulacro no âmbito do plano de emergência interno, que se encontra inserido nas medidas de autoproteção aprovadas para o estabelecimento pela ANEPC.

O exercicio constou do seguinte cenário:

  1. uma deflagração de um foco de incêndio (controlável) no espaço de armazenamento existente no piso intermédio situado por cima da sala de comando dos fornos de cal.
  2. Em simultâneo, com o foco de incêndio no espaço de armazenamento, ocorre um derrame durante o abastecimento de um empilhador junto do reservatório superficial de gasóleo (para consumo próprio), por avaria no respetivo equipamento de abastecimento.
  3. No seguimento do derrame do gasóleo e devido ao contacto com uma superfície quente no empilhador, os vapores libertados inflamam-se dando início a um incêndio e provocando uma vítima por inalação de fumos (o condutor do empilhador).
  4. O incêndio não é passível de controlo pela equipa intervenção e obriga à evacuação total do estabelecimento e solicitar apoio externo através do 112.

Os potenciais riscos associados ao cenário são:

  1. propagação do incêndio
  2. libertação de gases tóxicos e de fumos
  3. contaminação ambiental (derrame de gasóleo).

O exercício envolveu a participação de entidades externas de socorro (Bombeiros Voluntários de Alcanede) que participaram antecipadamente com a LUSICAL para estabelecimento do cenário levado a cabo neste exercicio de simulacro.

Copyright 2019 • Lusical | Lhoist