Simulacro de Incêndio e Derrame
Lusical • 31/05/2022
Realizou-se no passado dia 6 de Maio um exercício de simulacro no âmbito do plano de emergência interno, que se encontra inserido nas medidas de autoproteção aprovadas para o estabelecimento pela ANEPC.
O exercicio constou do seguinte cenário:
- uma deflagração de um foco de incêndio (controlável) no espaço de armazenamento existente no piso intermédio situado por cima da sala de comando dos fornos de cal.
- Em simultâneo, com o foco de incêndio no espaço de armazenamento, ocorre um derrame durante o abastecimento de um empilhador junto do reservatório superficial de gasóleo (para consumo próprio), por avaria no respetivo equipamento de abastecimento.
- No seguimento do derrame do gasóleo e devido ao contacto com uma superfície quente no empilhador, os vapores libertados inflamam-se dando início a um incêndio e provocando uma vítima por inalação de fumos (o condutor do empilhador).
- O incêndio não é passível de controlo pela equipa intervenção e obriga à evacuação total do estabelecimento e solicitar apoio externo através do 112.
Os potenciais riscos associados ao cenário são:
- propagação do incêndio
- libertação de gases tóxicos e de fumos
- contaminação ambiental (derrame de gasóleo).
O exercício envolveu a participação de entidades externas de socorro (Bombeiros Voluntários de Alcanede) que participaram antecipadamente com a LUSICAL para estabelecimento do cenário levado a cabo neste exercicio de simulacro.