Skip to main content

Visita de alunos do 5º ano à Lusical

Lusical • 13/04/2022

Visit of 5th Grade Students to Lusical

Cerca de 300 alunos do 5.º ano das escolas de Alcanede e Porto de Mós participaram, durante o ano letivo de 2024-2025, numa visita educativa à empresa Lusical, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. As visitas decorreram em novembro de 2024 e abril de 2025, proporcionando aos estudantes uma experiência prática fora da sala de aula.

Esta iniciativa teve como principais objetivos:

  • Proporcionar aos alunos novos contextos de aprendizagem; 
  • Compreender a importância das rochas e dos minerais nas atividades humanas; 
  • Desenvolver o espírito de observação, explorar as rochas existentes na região e tomar conhecimento de algumas das suas aplicações;  
  • Consolidar conteúdos de aprendizagem lecionados na disciplina de Ciências Naturais, aproximando o aluno do meio envolvente;  
  • Desenvolver o espírito de grupo entre os alunos; 
  • Fomentar uma aprendizagem ativa; 
  • Suscitar o despertar de “vocações” profissionais. 

Nesta visita os alunos tiveram oportunidade de acompanhar parte do processo, desde a ida a uma das pedreiras da empresa, até ao embalamento do produto final.

Para muitos foi a primeira experiência em contacto industrial o que tornou a atividade extremamente enriquecedora para todos os participantes.

Around 300 5th grade students from the schools of Alcanede and Porto de Mós participated, during the 2024–2025 school year, in an educational visit to the company Lusical, as part of the Natural Sciences subject. The visits took place in November 2024 and April 2025, offering students a hands-on experience outside the classroom.

The main objectives of this initiative were:

  • To provide students with new learning contexts;
  • To understand the importance of rocks and minerals in human activities;
  • To develop observation skills, explore the rocks found in the region, and learn about some of their applications;
  • To reinforce learning content taught in Natural Sciences by connecting students with their surrounding environment;
  • To foster group spirit among students;
  • To encourage active learning;
  • To spark interest in potential career paths.

During the visit, students had the opportunity to follow part of the process, from visiting one of the company’s quarries to the packaging of the final product. 

For many, it was their first experience in an industrial setting, making the activity extremely enriching for all participants.